Após tão longo período de isolamento forçado, por questões de saúde pública, é altura de aproveitarmos estes lindos dias de primavera e sair de casa, caminhar pelas ruas da nossa cidade, ir até aos seus frondosos jardins, respirar ar puro, sentar debaixo das perfumadas laranjeiras ou das árvores ancestrais, tomar um cafezinho no Largo da República, tão amplo e tão genuinamente portuguesa, a sua calçada.
Tanto por descobrir nesta cidade antiga, nesta colina que se ergue, altiva, e nos permite estender o olhar pela vasta planície, pelos seus grandes olivais, alargando os nossos horizontes até ao Senhor Jesus da Piedade e às cidades vizinhas de Campo Maior e Badajoz.
Se nos tempos áureos da nossa vida, não nos sobrava tempo para fazer tudo o que gostaríamos, temos agora, enquanto a saúde não nos faltar, a melhor de todas as oportunidades para conhecer melhor as riquezas que a nossa cidade encerra.
Entrar em Museus, era pouco usual, há uns anos atrás, mas hoje, as suas portas estão abertas, não só para os estudantes e visitantes estrangeiros, como para os residentes que, tantas vezes, nem se chegam a aperceber do que perdem, ao não tomar a iniciativa de atravessar os seus portais.
Hoje convido-vos a visitar, comigo, o Museu Militar da nossa cidade de Elvas!

Ciudadela de Elvas
Em 2006 foi extinto o Regimento de Infantaria nº 8, a última unidade Militar a ocupar estas instalações, em virtude de ter havido uma reestruturação do Exército.
Então, no espaço onde funcionava este Regimento, foi criado um Museu, no qual, hoje podemos observar, parte do património histórico do Exército Português.
É considerado um dos maiores Museus de Portugal, pela sua área de implantação, no qual podemos observar, para além da grandeza das suas fortificações e muralhas, dos Quartéis do Casarão, do Claustro do Convento de S. Domingos e da Fonte de S. José, ainda muito mais!

Convento de S. Domingos

Fonte de S. José

Museu Militar
Deparamo-nos com assuntos de muito interesse, tais como:
. História do Serviço de Saúde do Exército
. Hipomóveis
. Arreios Militares do Exército
.Centro de Interpretação do Património de Elvas
. Viaturas do Exército
. Transmissões
.Peças de Artilharia, desde meados do século XIX
Todas as salas de exposição foram utilizadas pelas Unidades Militares que passaram por Elvas e agora, devidamente adaptadas a estas novas funcionalidades, mas com a preocupação de ser recuperada a sua traça original.
Este grande Museu, com uma área de 150 000m2, foi inaugurado em 29 de outubro de 2009.
O passado espera por si. Valerá a pena conhecê-lo! Elvas tem muito para lhe mostrar!

Graça Foles Amiguinho
Colaboradora Portuguesa
“Son Maria de Graça Foles Amiguinho Barros. Vivo en Vila nova de Gaia, pero nascín no Alentejo, nunha aldeia pequena chamada A Flor do Alto Alentejo.
Estudei en Elva. Fiz maxisterio en Portoalegre. Minha vida foi adicada ao ensino durante 32 anos, aos meus alumnos ensineilles a amar as letras, o país, as artes e a cultura.
Meu começo coa poesia aconteceu de xeito dramático cando partin os dous braços, en 2004 comecei a escribir poesia compulsivamente, en 2005 xa tiña o primero libro editado O meu sentir…”
máis artigos
♥♥♥ síguenos ♥♥♥